segunda-feira, 23 de março de 2009

Discípulos

Bom Dia...

Hoje quero falar de 12 homens que foram super importantes na história da humanidade: os 12 discípulos de Jesus. Sem eles, a igreja simplesmente desapareceria em pouco tempo. Deixo pra vocês uma aula inteirinha sobre eles e algumas atividades e imagens.
Façam bom proveito do conteúdo....

Ministério
InfantilDISCÍPULOS
Textos bíblicos: Mateus 4:12-25 e Marcos 1:14-20

Jesus chamou alguns ‘discípulos’ para, de perto, viverem com Ele e irem aprendendo a Palavra do Evangelho, mas sempre com o fim de enviá-los por toda parte como Seus representantes. Designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar’ (Mc 3.13, 14).
Após seu batismo Jesus permaneceu no deserto, em jejum por quarenta dias. Após este período, iniciou seu Ministério. Quando andava pela beira do lago da Galiléia, encontrou com alguns pescadores que estavam pescando com redes. (Leia Mateus 4:18 a 21)
“Jesus subiu em um monte, chamou os que ele quis, e eles foram para perto dele. Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem enviados para anunciarem a mensagem da salvação. Eles receberam poder para expulsar espíritos maus”. Os doze foram:

André: ex-seguidor de João Batista. Natural de Betsaida, no litoral norte do Mar da Galiléia
João: Jovem pescador. Diz-se que ele estava na praia do mar da Galiléia consertando as redes, junto com seu irmão quando Jesus apareceu e ordenou que fossem para o alto mar e lançassem as redes. Resultado, pegaram tanto peixe, que até consideraram um milagre. Depois disso, decidiu seguir o nazareno.
Mateus: coletor de impostos, Mateus é um cidadão desprezado pelos judeus. Filho de Alfeu e bom contabilista, conseguiu juntar considerável riqueza em seu trabalho anterior.
Simão Zelote: Nacionalista, pertence ao grupo radical dos zelotes.
Bartolomeu: conhecido também como Natanael, é o único discípulo de nascimento nobre.
Judas: apelidado de Tadeu, diminutivo de Teudas, é o “amigo do peito”
Pedro: é pescador no Mar da Galiléia e habitante de betsaida, assim como seu irmão André. Homem de muitas amizades, tem igualmente vários nomes Simcon (nome hebraico), Simão (forma grega de Simeon), Cefas (palavra aramaica que significa “rocha” e Pedro (em grego, “pedra ou rocha”). Os últimos dois nomes foram dados por Jesus.
Filipe: após conhecer a Jesus em Betânia, recebeu um convite individualizado para ser discípulo, enquanto a maioria dos outros foi convocada em duplas.
Judas Iscariotes: Natural da cidade de Queriote, é o único do grupo procedente da Judéia. Um dos mais bem preparados.
Tiago1: Irmão de João e filho de Zebedeu. Pescador, aceitou imediatamente a nova profissão.
Tiago 2: É um dos menos conhecidos do grupo. Sabe-se que seu pai se chama Alfeu, mas não está confirmado se é irmão de Mateus.
Tomé: famoso entre os amigos por seu pragmatismo e coragem. Tomé é também chamado de Dídimo, o “Gêmeo”.






Shalon Adonai

©2007 '' Por Elke di Barros